A Ortodontia é uma especialidade da odontologia dedicada à correção da posição dos dentes e dos ossos maxilares (em casos necessários), melhorando a estética, a mastigação e até mesmo a fala do paciente. Com o tratamento ortodôntico é possível corrigir problemas como dentes tortos, mordida cruzada, sobremordida, entre outros.
O ortodontista é o profissional responsável por realizar o tratamento ortodôntico. Ele é um especialista em Ortodontia, em corrigir a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada na boca. Para determinar se o paciente precisa de um tratamento ortodôntico, o ortodontista ou dentista pode usar como base alguns instrumentos de diagnóstico que incluem um histórico médico e dentário completo, um exame clínico, moldes de gesso de seus dentes e fotografias e radiografias panorâmicas.
Na Ortodontia existem diversos tipos de tratamento ortodôntico, que variam de acordo com a necessidade do paciente. Alguns dos tipos mais comuns são os aparelhos fixos, os aparelhos móveis e a ortodontia lingual.
O tratamento ortodôntico é capaz de proporcionar diversos benefícios ao paciente, como uma melhora na autoestima, uma aparência mais agradável, uma melhor eficiência mastigatória, entre outros.
É importante ressaltar que a Ortodontia é uma especialidade da odontologia, que exige muita habilidade e conhecimento técnico do profissional, além de um planejamento detalhado para garantir o sucesso do tratamento.
Pessoas de todas as idades podem usar aparelhos ortodônticos, com algumas limitações. Uma dessas restrições, por exemplo, está na situação do tecido do osso de suporte, pois o dente está ligado ao tecido ósseo e gengival. Problemas nessa área, como a periodontite, podem afetar o uso.
É importante ressaltar que a colocação de aparelhos fixos sem necessidade pode gerar graves problemas como a perda de dentes, repercussões ósseas, retração de gengiva, alergias e outros males que podem ser irreversíveis, comprometendo seriamente e, em muitos casos definitivamente, a saúde das pessoas.
Por isso, é fundamental que o paciente passe por uma avaliação criteriosa com um ortodontista ou dentista especializado em ortodontia antes de iniciar o tratamento. O profissional irá avaliar as condições bucais do paciente e determinar se ele está apto a utilizar o aparelho ortodôntico.
Existem diversos tipos de aparelhos ortodônticos, que variam de acordo com a necessidade do paciente. Alguns dos tipos mais comuns são:
Aparelho fixo metálico: Esse é o tipo de aparelho ortodôntico mais conhecido e tem como objetivo fazer com que os dentes sejam, gradualmente, puxados em direção à posição alinhada e correta. Ele é composto por fios, bandas, bráquetes e borrachinhas, que podem ser coloridas ou transparentes. O aparelho fixo oferece resultados bastante satisfatórios e é indicado para quase todos os tipos de desalinhamento dentário.
Aparelho fixo estético: Os aparelhos fixos estéticos são feitos com braqutes transparentes, fazendo desse modelo mais favorável, já que o acessório se torna quase imperceptível, principalmente de longe. Devido a essa apresentação discreta, ele é um dos modelos mais conhecidos e muito usado pelos adultos.
Aparelho móvel: O aparelho móvel é um tipo de aparelho ortodôntico que pode ser retirado pelo paciente. Ele é indicado para correções mais simples, como a movimentação de um único dente ou a correção de pequenos desalinhamentos. O aparelho móvel é composto por uma placa acrílica que se encaixa na boca do paciente e por fios que são presos aos dentes.
Aparelho autoligado: O aparelho auto ligado é um tipo de aparelho fixo que não utiliza borrachinhas para prender o fio ortodôntico. Em vez disso, ele utiliza um sistema de presilhas que prendem o fio diretamente ao bráquete. Esse tipo de aparelho oferece uma série de vantagens em relação aos aparelhos fixos convencionais, como uma menor necessidade de manutenção e um tempo de tratamento mais curto.
Aparelho lingual: O aparelho lingual é um tipo de aparelho fixo que é colocado na parte interna dos dentes, ou seja, na face voltada para a língua. Esse tipo de aparelho é indicado para pacientes que desejam um tratamento ortodôntico discreto, já que ele é praticamente invisível.
Alinhadores transparentes: Os alinhadores transparentes são uma opção de tratamento ortodôntico que vem ganhando cada vez mais popularidade. Eles são feitos de um material plástico transparente e são praticamente invisíveis. Os alinhadores transparentes são removíveis e devem ser trocados a cada duas semanas, aproximadamente.
Não há uma idade específica para iniciar um tratamento ortodôntico, mas é recomendado que a primeira avaliação com um ortodontista ocorra por volta dos 5 a 6 anos de idade. Identificar precocemente maus hábitos e problemas de oclusão pode ajudar a evitar complicações futuras 1. Durante essa consulta, o ortodontista poderá identificar a necessidade de intervenções preventivas para evitar problemas no futuro ou acompanhar o crescimento dos ossos maxilares e a dentição.
Pessoas de todas as idades podem usar aparelhos ortodônticos, com algumas limitações. Uma dessas restrições, por exemplo, está na situação do tecido do osso de suporte, pois o dente está ligado ao tecido ósseo e gengival. Problemas nessa área, como a periodontite, podem afetar o uso.
O tempo de duração de um tratamento de ortodontia pode variar de acordo com a complexidade do caso. Em geral, para casos de baixa e média complexidade, o tratamento pode durar entre 12 a 24 meses. No entanto, muitos fatores podem influenciar nesse tempo, como a idade do paciente, a gravidade do problema, a adesão do paciente às orientações do ortodontista, entre outros.
Durante o tratamento de Ortodontia, o paciente precisará comparecer a consultas regulares com o ortodontista para ajustes e manutenção do aparelho. É importante ressaltar que a colocação de aparelhos fixos sem necessidade pode gerar graves problemas como a perda de dentes, repercussões ósseas, retração de gengiva, alergias e outros males que podem ser irreversíveis, comprometendo seriamente e, em muitos casos definitivamente, a saúde das pessoas.
Marisa Feler Dr. Marlon. muito prestativo, um ótimo profissional. keila neves E a Dr. Ticy é a dentista mais talentosa, linda e querida desse mundo! Confio mil por cento no trabalho de vocês ❤️ cleison gasperini Foi uma experiência sensacional. Indico para vários amigos e colegas Maria Do Carmo Bom dia! Falar da Cia do Sorriso é mt fácil, pois no meu atendimento foram gentis e atenciosos, fui mt bem acolhida entre as atendentes Gabriela e Glau e Dra.Ticiana é um amor de pessoa me deixou super a vontade e sempre respeitando minhas limitações do medo de dentista…..aff Só gratidão meninas…..bjs no ❤️ Super recomendo. Juliana Juli Excelentes profissionais, somos sempre muito bem recepcionados. Clinica excelente!!! Marciele Faria Excelente atendimento, fiz tratamento por 5 anos com a clínica, profissionais capacitados, gentis e muito prestativos. Super indico